Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Detalhe Depoimento Familiar

Equipe Oncoguia

Nome: Otacília Andrea Valadão de Sales

E-mail: otaciliaandrea@terra.com.br

Eu vou deixar meu escrito aqui, apesar do câncer não ter se pronunciado em mim ou em pessoas da minha família, então, neste momento, eu não tenho um sofrimento pessoal com o câncer.
 
Mas tenho um sofrimento sim pela dor e pela realidade que, hoje, não são minhas, contudo não me impedem de entender a dor, o sofrimento, as dúvidas de outras pessoas.
 
Senti-me motivada a procurar informações sobre o câncer a partir do livro de relatos de experiência do Dr. Drauzio Varella. São relatos lúcidos e comoventes de um oncologista experiente que pensava, segundo ele, que saberia lidar melhor quando a própria morte chegasse a partir da experiência como médico.
 
Ele reconhece que esse desejo era muito presunçoso e arrogante. E aprendeu que se a medicina curar é ótimo, mas a primeira função dela é amenizar os sofrimentos.
 
Eu penso que a luta para diminuir, amenizar o sofrimento de um doente deve ser a busca e a luta do médico que seja sincero e consciente e dos familiares que apoiam de verdade, e lutar junto com o doente. É a gente não ter medo do nosso próprio sofrimento na situação de viver o dia-a-dia, o cotidiano, não importa quanto tempo.
 
Viver o dia-a-dia, amenizando os nossos medos e o medo de quem precisa de nós. Isso para mim vale sempre, até quando estamos em períodos a que chamamos saúde.
 
Desculpem, vir expor opinião neste espaço, mas só quis deixar escrito o que eu acredito, para neutralizar um pouco meu próprio medo da vida, porque às vezes bate é medo mesmo...


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite