Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Prato Cheio Contra o Câncer

IPC Publicidade

Última atualização: 24/01/2010

O câncer possui uma relação íntima com os hábitos de vida e, conseqüentemente, com os hábitos alimentares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% dos casos de câncer provavelmente estão relacionados à nutrição. Dietas mais calóricas, ricas em proteínas e gorduras de origem animal, pobres em fibras e combinadas a uma vida sedentária, estatisticamente, aumentam o risco de surgimento do câncer de intestino, próstata e mama, por exemplo.

Os bons hábitos alimentares são essenciais tanto para a prevenção quanto para o tratamento oncológico. O oncologista Ricardo Antunes, diretor do IPC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), lembra que uma alimentação equilibrada associada a um estilo de vida saudável pode reduzir a incidência de casos de câncer. "A qualidade da alimentação é sinônimo de qualidade de vida."

A alimentação adequada não só previne como também é essencial ao paciente oncológico em todas as fases da doença. O paciente pode ganhar ou perder peso, dependendo da modalidade de tratamento utilizada, e um acompanhamento nutricional especializado pode ser necessário. ‘Uma alimentação variada em frutas, verduras e legumes em quantidades adequadas mantém o equilíbrio do sistema imunológico e contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente e um melhor tratamento médico’, afirma Paula Bifulco, nutricionista do IPC. Em alguns casos, o paciente necessita uma dieta hipercalórica ou somente determinados complementos.

Ao adotar hábitos alimentares saudáveis, o paciente, mantendo um peso corporal adequado e reservas de nutrientes, pode se recuperar mais rapidamente e manter uma boa integridade física durante o tratamento. Ninguém aqui está falando para abandonar a pizza do final de semana e o salgadinho das festas de família. Mas com equilíbrio e moderação (e isto vale para todos os hábitos na vida), a máquina do corpo humano funciona com muito mais eficiência.

Dicas

Um ambiente tranqüilo e aconchegante ajuda a tornar o ato de comer mais agradável para o paciente. Se não tiver fome, procure dividir as refeições ao longo do dia em quantidades menores. Se a boca está seca, uma boa alternativa são balas de limão, hortelã ou gomas sem açúcar.

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite