Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Câncer de Próstata: o Clínico Poderá Ajudá-lo

Antonio Carlos Lopes (Médico)

Última atualização: 24/01/2010

A confirmação do diagnóstico de câncer de próstata pelo ator britânico Dave Prowse, intérprete do personagem Darth Vader nos três primeiros filmes da série Guerra nas Estrelas, está nas manchetes de jornais do mundo inteiro. Mas, pior do que a notícia, é a situação em que a doença foi descoberta. Segundo o próprio ator, isso ocorreu após ter participado de um torneio de golfe que arrecadava fundos para uma ONG de luta contra o câncer.

No dia da entrega do cheque com o dinheiro arrecadado, Prowse foi indagado se fazia regularmente exames para rastreamento da doença. Respondeu negativamente. Diante da situação, viu-se forçado a certificar a todos, e também a si mesmo, de que realmente estava tudo bem. Qual não foi sua surpresa ao receber o resultado positivo dos exames.

Como o próprio ator vem alertando por meio da imprensa, o fato de não ter realizado exames preventivos ao longo da vida deve-se especialmente à vergonha e ao preconceito que permeiam o assunto.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência em homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são quase 50 mil novos casos da doença ao ano, ou um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens.

Em sua fase inicial, geralmente a doença é silenciosa, não oferecendo nenhum sintoma. Por este motivo a realização de exames preventivos para detecção é tão importante; quando os primeiros sinais aparecem, o mal geralmente está em estágio avançado.

A avaliação deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Em casos de antecedentes familiares, precisa começar ainda mais cedo. Os principais exames que o médico deverá solicitar são o PSA e o exame digital da próstata, também chamado toque retal. Porém existem alguns fatores que podem interferir no resultado, como ejaculação recente ou a prática de esportes, como equitação e ciclismo.

O exame de toque, por sua vez, é insubstituível para o diagnóstico precoce da doença, que detecta inclusive os 20% dos tumores que não provocam alteração do PSA.

Por meio desta avaliação, o médico pode aferir o tamanho, a consistência prostática e a presença de pontos endurecidos que sugerem fortemente a doença maligna.

A prevenção também tem papel importante no controle do câncer. Hábitos saudáveis como uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com pouca gordura, especialmente de origem animal, ajudam a diminuir o risco da doença. A prática regular de atividade física também é comprovadamente benéfica à saúde. A combinação desses dois hábitos ajuda a evitar uma série de doenças - não somente o câncer de próstata. Portanto, previna-se, cuide-se, afugente o preconceito e viva feliz.

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite