Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

10 passos para Prevenir o Câncer

Eliana Rezende (Vera Caser Comunicação)

Última atualização: 24/01/2010

O câncer é uma doença crônica e possível de ser prevenida por meio de mudanças no estilo de vida. Sendo assim, descrevo dez recomendações, reconhecidas internacionalmente, para a prevenção da doença, inclusive para pessoas que já a tiveram.

1) Mantenha o peso corporal saudável: estudos têm demonstrado que existe associação entre excesso de peso, obesidade e câncer, principalmente de intestino, esôfago, pâncreas, rim, endométrio e mama.

2) Pratique atividade física: todas as formas de exercício protegem nosso organismo do câncer, aumento de peso corporal e obesidade. A atividade física por, pelo menos, 30 minutos diários ajuda a regularizar os níveis hormonais, melhora o sistema imunológico, estimula o consumo de alimentos saudáveis e auxilia na manutenção do peso.

3) Evite alimentos com alto teor de açúcar e gordura: o consumo exagerado de alimentos excessivamente doces e gordurosos está associado ao aumento do peso corporal e do câncer, principalmente intestinal e de mama.

4) Coma mais frutas, verduras, legumes, feijões, cereais integrais e oleaginosas: esses alimentos contêm grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, que estão envolvidos na melhora do sistema imunológico, no funcionamento intestinal e na proteção das células do organismo contra o câncer. Esses alimentos devem ser consumidos, pelo menos, cinco vezes por dia.

5) Limite a ingestão de carnes vermelhas e evite carnes processadas: muitas substâncias promotoras do câncer são formadas quando as carnes são assadas, curadas ou salgadas. As carnes vermelhas, especificamente, contêm substâncias associadas ao câncer intestinal. Entretanto, não há necessidade de abolir sua ingestão, pois elas são as principais fontes de ferro e vitamina B12. Entretanto, seu consumo não deverá ser maior que 500 gramas por semana.

6) Limite a ingestão de bebidas alcoólicas: estudos têm demonstrado evidências entre a ingestão de bebidas alcoólicas e câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, mama e intestino. O efeito prejudicial da bebida é maior quando associado ao cigarro.

7) Limite o consumo de alimentos com alto teor de sódio: o sal e os alimentos preservados nele são, provavelmente, uma das causas do câncer de estômago. Por isso, deve-se evitar a ingestão de alimentos industrializados, que contêm muito sal para sua conservação. Outra dica é temperar a salada com temperos que não contenham sal. Observe a quantidade descrita nos rótulos dos alimentos e escolha os que tiverem menos sódio.

8) Não use suplementos vitamínicos: estudos têm constatado que a suplementação vitamínica pode prejudicar o equilíbrio de nutrientes no organismo, aumentando o risco de alguns tipos de tumores, uma vez que possuem grande quantidade de vitaminas e minerais. A alimentação equilibrada já é suficiente para garantir a necessidade nutricional da maioria das pessoas.

9) Mães devem amamentar seus filhos até os seis meses: a amamentação protege a mulher do câncer de mama e a criança da obesidade. Além disso, amamentar evita infecções e outras doenças na infância, impede o desenvolvimento imaturo do sistema imunológico e é vital para o desenvolvimento do vínculo entre mãe e filho.

10) Após o tratamento: Indivíduos que receberam diagnóstico de câncer devem seguir essas orientações gerais para evitar o aparecimento de novos tumores e melhorar a qualidade de vida.

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite