Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Dia Mundial sem Tabaco: Foco nos Jovens

Juvenal Antunes de Oliveira Filho (Oncologista)

Última atualização: 24/01/2010

Segundo dados da OMS, o mundo tem aproximadamente 2 bilhões de jovens. Deste total, 85% estão nos países emergentes. Por tanto, está em nossas mãos fazer este alerta e evitar que este verdadeiro “exército” fique dependente do cigarro. O quadro atual é desanimador. A previsão é de 466 mil novos casos de câncer sejam registrados no Brasil em 2008. Deste total, 27 mil serão de pulmão, sendo 18 mil em homens e 9 mil em mulheres. O câncer de pulmão não é o de maior incidência, mas sim o responsável pelo maior número de mortes no mundo, pois quando diagnosticado a chance de cura costuma ser menor que 20%.
 
O tabaco, consumido em qualquer uma de suas formas, é o responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão, além de ser um fator significativo de acidentes cérebro-vascular e ataques cardíacos. Para a Organização Mundial de Saúde, o tabaco é tratado como uma epidemia. Ele é um fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo e mata uma pessoa a cada seis segundos. Seu consumo causa mais de 5 milhões de mortes por ano e a previsão é de que, se nada for feito, até 2030, este número suba para 8 milhões.
 
O mais grave é que a epidemia de tabaco e as mortes provocadas por seu consumo são inteiramente evitáveis. Para isso basta que as pessoas abandonem o vício e principalmente evitem começar a fumar. Em artigo publicado este mês na revista Scientific American, com adolescentes fumantes,fica muito bem demonstrado como uma pessoa fica dependente da nicotina, que é a droga responsável pela adição e como surge e quais as características da síndrome de abstinência, que vai impedir que o fumante, mesmo desejando, fique impossibilitado de largar o vício.
 
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo, e o Brasil está entre eles. A indústria do tabaco tem intensificado seus esforços para cada vez mais conseguir agregar jovens ao hábito de fumar e com isso a saúde de um número significante deles em todo mundo está seriamente ameaçada pelos produtos sabidamente mortais presentes na fumaça do cigarro.
 
A nicotina é uma droga altamente eficaz para levar uma criança ou adolescente à dependência para o restante de suas vidas. Vamos tentar ajudá-los e dar nosso exemplo, evitando assim que novos jovens comecem a fumar; esta é a mensagem que deve ser dada para todos neste dia.

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite