Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Relação Médico-Paciente no Tratamento do Câncer

IPC Publicidade

Última atualização: 24/01/2010

Todo e qualquer diagnóstico de câncer é sempre acompanhado de uma carga emocional muito grande e também de medos, fantasias e incertezas em relação ao tratamento. Inicialmente, é fundamental dizer que o câncer não é uma sentença de morte. Esta mensagem é dirigida a todos, mas principalmente, aos mais desavisados e aos antigos que não pronunciam a palavra câncer e se referem à enfermidade como ‘aquela doença’.

É provável que você que está lendo esteja acompanhando um familiar ou amigo, esteja em tratamento ou tenha acabado de receber o diagnóstico. O momento é difícil, mas é preciso encarar o desafio com coragem, otimismo e determinação.

Em relação ao tratamento, podemos lançar mão de alguns procedimentos: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, entre outros. Cada estágio e cada tipo de câncer tem um tratamento adequado ou a combinação de duas ou mais modalidades.

A carga emocional do doente com câncer é enorme. Por este motivo, o IPC disponibiliza aos pacientes e familiares uma equipe multiprofissional (composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentista, nutricionista e assistente social), objetivando a qualidade de vida do paciente em todas as etapas do tratamento. No IPC, entendemos que o paciente e sua família são uma única unidade de atendimento.

Nós médicos temos a obrigação de responder todas as perguntas dos pacientes e discutir em conjunto a melhor conduta que pode ser adotada. Não sinta vergonha de fazer perguntas para o médico. Nenhuma pergunta é boba. Saia do consultório sem dúvidas, sabendo todos os detalhes de sua doença, como será o tratamento e os efeitos colaterais. Pergunte se vai sentir dor, se o cabelo vai cair, como vai ser a cirurgia. Pergunte o que precisar. Sem medo. Sem constrangimento.

Nada de jogar a toalha no primeiro diagnóstico. Se descoberto em tempo hábil, o câncer é curável. Em estágios mais avançados, a combinação de tratamentos e as novas drogas têm mostrado excelentes resultados. A luta, a perseverança e a vontade de vencer são essenciais em todo o processo.

No IPC, nós acreditamos na vida. Acreditamos em nosso trabalho e acreditamos que, juntos, podemos vencer a luta contra o câncer.

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite