Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Pergunte ao especialista: Inchaço após cirurgia de parótida é normal?

Equipe Oncoguia

Última atualização: 26/03/2011


Na seção Pergunte ao Especialista, um grupo de especialistas multidisciplinar vai responder às dúvidas mais comuns que chegam até nós via Fale Conosco. Não deixe de acompanhar para que você também possa tirar suas dúvidas!


Passei por uma cirurgia para retirada de um nódulo de 2 cm da parótida direita há uma semana. Após a cirurgia, meu rosto inchou e ainda sinto como se minha orelha estivesse anestesiada. Isso é normal?


Resposta por Caio Plopper*


Algum inchaço localizado sobre o leito cirúrgico é normal no período pós-operatório em qualquer operação. Entretanto, o inchaço após uma perotidectomia pode também ser devido a um seroma (acúmulo de líquido no local da cirurgia) ou a uma fístula salivar (acúmulo de saliva relacionado a ductos salivares abertos durante a parotidectomia).

A anestesia de parte da orelha (em especial a metade inferior) geralmente é devida à manipulação cirúrgica ou lesão do nervo auricular magno. Este é um nervo sensitivo que tem íntima relação com a porção inferior da parótida, e cuja função é a sensibilidade da porção inferior da orelha. Esta anestesia pode ser de longa duração, dependendo da sensibilidade de cada paciente e do grau de manipulação do nervo.

Para ambas as condições, o mais indicado é procurar se informar com o médico responsável pela operação. Ninguém melhor do que ele pode fazer o diagnóstico preciso do que está acontecendo e dar as orientações pertinentes.



* Dr. Caio Plopper é médico-cirurgião de cabeça e pescoço e atende no Hospital Albert Einstein. Seu e-mail para contato é caioplopper@uol.com.br.
























A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite