Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Ongs e associações

Equipe Oncoguia

Última atualização: 26/10/2011

Criamos este setor para que você possa conhecer as principais associações de pacientes, casas de apoio e fundações que funcionam sem fins lucrativos. Todas realizam trabalhos fundamentais e mais que especiais e precisam, com certeza, do apoio e ajuda de todos nós. Confira!


FUNDAÇÃO INTERNACIONAL DO MIELOMA
A International Myeloma Foundation (Fundação Internacional do Mieloma) foi fundada em 1990 em Los Angeles, Estados Unidos e dedica-se a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula (tecido esponjoso que preenche o centro da maioria dos ossos), enquanto trabalha em direção à cura. 



NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM CÂNCER DO PARANÁ 
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Câncer do Paraná é uma entidade filantrópica, totalmente independente, sem fins econômicos e considerada de Utilidade Pública. Seu objetivo é auxiliar na cura de câncer em crianças, jovens e adultos, diminuindo seu índice no Paraná.


FUNDAÇÃO SOBECCan

A Fundação SOBECCan - Fundação para Pesquisa, Prevenção e Assistência do Câncer, mantenedora do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, é uma Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP) e presta assistência sem distinção a crianças e adultos com câncer. 



ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE INFORMAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA 
Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento e desmistificação do câncer de mama, um grupo de ex-pacientes criou o portal do MAMAInfo - Seu Espaço de Apoio e Informação sobre Câncer de Mama. Essas mulheres se conheceram em um grupo virtual, onde trocavam suas experiências, dúvidas e sentimentos. Diante de tantas incertezas durante o tratamento, mas também de tanto apoio mútuo, decidiram-se pela construção de um portal sobre o câncer de mama, para apoiar um número cada vez maior de mulheres que vivem ou viveram situações semelhantes. E principalmente demonstrar que existe vida antes, durante e após o câncer de mama. 

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES, AMIGOS E PORTADORES DE DOENÇAS GRAVES 
A AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves - surgiu do trabalho da advogada Dra. Maria Cecília Mazzariol Volpe, que após ter sido diagnosticada com câncer de cólon em 2000 resolveu unir sua experiência pessoal à sua qualificação profissional para garantir aos brasileiros o acesso fácil e efetivo aos seus direitos. 

ASSOCIAÇÃO DE APOIO À MULHER PORTADORA DE NEOPLASIA 
A AAMN, Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia acolhe, ampara e dá um novo sentido para a vida de mulheres de baixa renda com diagnóstico de câncer de mama.

UNIDADE DE APOIO AOS PORTADORES DE CÂNCER 
A UNIAP é uma entidade não governamental que iniciou suas atividades em 07/10/2003 na cidade de Americana e em 12/03/04 implantou a sua segunda Unidade de atendimento em Piracicaba. Desde então vem realizando atendimentos diversos para as famílias de portadores de neoplasia (câncer). A política de trabalho visa ações interdisciplinares buscando melhoria na qualidade de vida durante o tratamento e cuidados especiais.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA
A Abrale é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação nacional, fundada em setembro de 2002 e dirigida por pacientes e familiares. 




PROJETO FELICIDADE: GENTE AJUDANDO GENTE
O projeto visa restabelecer a auto-estima através da diversão e alegria, animando e incentivando as crianças a prosseguir na luta para combater a doença. 


CASA HOPE - APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER 
Casa de Apoio ao Menor Carente com Câncer, surgiu em 1996 por iniciativa das empresárias Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson que, após 12 anos de trabalho voluntário no Hospital do Câncer, decidiu montar uma casa em que crianças carentes oriundas de todo o Brasil, encontrassem condições de permanecer em São Paulo para o tratamento do câncer após a alta hospitalar. 

CASA RONALD McDONALD - RJ 

Instituição que tem como missão "Apoiar e humanizar o tratamento de câncer infanto-juvenil". Hospeda crianças e adolescentes em tratamento ambulatorial nos hospitais conveniados do Rio de Janeiro.



GRAACC - GRUPO DE APOIO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM CÂNCER 
O GRAACC é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São Paulo/SP, que oferece atendimento de alta qualidade e completa assistência social a criança e ao adolescente com câncer. Além do diagnóstico e tratamento do câncer infantil, o GRAACC atua no apoio aos pacientes e seus familiares e no desenvolvimento do ensino e pesquisa. 

CAJEC - CASA JOSÉ EDUARDO CAVICHIO 
A CAJEC assiste crianças e adolescentes carentes, portadoras do câncer, natural de todo o país que são encaminhadas pela assistente social para a cidade de São Paulo, onde fazem tratamento em hospitais públicos. 
Na CAJEC, eles desfrutam de uma infra-estrutura completa, o que proporciona conforto, praticidade e alegria, num momento tão difícil de suas vidas. 

O IMAMA – INSTITUTO DA MAMA

O Instituto da Mama do RS é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além da necessidade de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. 
Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

ASSOCIAÇÃO AMIGAS DA MAMA (AMA) 
Entidade sem fins lucrativos fundada em Curitiba (PR), com entidades co-irmãs em Pato Branco (PR) e Caçador (SC). 
Realiza trabalho voluntário às mulheres com vivência de câncer de mama, levando apoio emocional, arte e música através do Coral Amigas da Mama, palestras ao público em geral e programas de conscientização sobre o câncer de mama à comunidade. 


NACC - NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER
Fundado em outubro de 1985, no Recife, por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema do câncer infantil, hoje o NACC oferece não somente abrigo aos pacientes e seus familiares, mas também apoio psicológico e social. Atuando como um centro de suporte nos serviços de oncologia pediátrica, o Núcleo proporciona as condições necessárias para que possam resolver todas as dificuldades inerentes ao tratamento. 


NÚCLEO DE APOIO AO PACIENTE COM CÂNCER 
O NAPACAN foi criado no dia 26 de setembro de 1999 em São Paulo e contou com a ajuda e apoio de muitas pessoas que dedicaram seu tempo e conhecimentos para tornar real a ideia de que sendo solidário o Homem cresce e fica forte. 

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA 
A APACN é uma entidade filantrópica e sem fins econômicos, fundada em 21 de outubro de 1983, quando casais com filhos de portadores de algum tipo de câncer perceberam que crianças carentes com a mesma doença precisavam de amparo. A Instituição presta apoio integral às crianças e adolescentes carentes com câncer e suas famílias. É uma entidade filantrópica, sem fins econômicos e considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal. 


REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER 
Após um câncer de mama a mulher se vê profundamente desorientada quanto à sua identidade de mulher, mãe e objeto de desejo sexual. Sua integridade física foi agredida e esse fato pode gerar graves transtornos psicológicos de desadaptação que são vivenciados como verdadeiros lutos. A tudo isso somam-se as dúvidas e medos quanto à doença e o tratamento e se instala uma confusão dos mais contraditórios sentimentos... 


O GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER  
O GACC Bahia é uma Associação Civil sem fins lucrativos, fundado em janeiro de 1988 por alguns médicos e pais de crianças que foram acometidas pelo câncer, com a missão de prestar à criança e ao adolescente carentes, principalmente àquelas provenientes, na sua maioria, do interior do Estado, todo o apoio necessário à realização do tratamento, cujas chances de cura situam-se, hoje, em 70%. 


CENTRO DE APOIO À CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER 
As crianças carentes de São Paulo e de outros Estados que vêm fazer o tratamento em hospitais de São Paulo e não têm onde ficar com seu acompanhante recebem assistência. Durante o período de permanência na Casa, os hóspedes têm gratuitamente: moradia, refeições (quatro ao dia), mais itens indispensáveis à dieta correta de cada criança, necessidades básicas como vestuário, calçados, materiais de higiene, etc, complementação de medicamentos, transporte, obtenção de recursos para facilitar próteses às crianças e até mesmo apoio e traslado de funeral. 


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APOIO AOS PACIENTES DE CÂNCER  
Somos uma sociedade sem fins econômicos, criada em 12/05/99 por um grupo de pessoas que tiveram como ponto de partida suas próprias experiências com o câncer. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante seu tratamento, através de um trabalho de apoio complementar ao tratamento médico. 


ASSOCIAÇÃO HELENA PICCARDI DE ANDRADE SILVA
A AHPAS (pronuncia-se a paz) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), fundada em 1999 com o objetivo central de oferecer transporte especializado, gratuito, confortável e regular a jovens pacientes carentes com câncer durante o período de tratamento médico na cidade de São Paulo. 

GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER 
O Grendacc foi fundado no dia 18 de julho de 1995, em Jundiaí.
Atualmente cerca de 350 crianças estão em acompanhamento na entidade, sendo que, no total, já foram registrados mais de 1,5 mil cadastros de pacientes atendidos e que, periodicamente passam por avaliação. 



CENTRO DE APOIO AO PACIENTE ONCOLÓGICO - CAPO

O CAPO é uma associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos, que objetiva em suas ações dar suporte terapêutico, resgatar a auto-estima dos pacientes de câncer e seus familiares, através de Psicoterapia, Fisioterapia, Oficinas de Geração de Trabalho e Renda, Alfabetização para Adultos, Inclusão Digital e Acompanhamento Médico e Social.




NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER - NASPEC

O NASPEC é uma associação civil e filantrópica de assistência social e médico-hospitalar, sem fins lucrativos ou econômicos,que  tem suas atividades voltadas para os portadores de Câncer de toda sociedade carente da região da Bahia. 





ASSOCIAÇÃO DR. INHO
Somos uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços de prevenção e cuidados odontológicos para crianças e adolescentes carentes submetidos a tratamento oncológico. Adaptando-se à realidade e às necessidades das pessoas que se encontram em um momento tão delicado. A Associação Dr. Inho promove, muito mais que a saúde bucal, a qualidade de vida e auto-estima.



GRUPO DE PESQUISA E ASSISTÊNCIA AO CÂNCER INFANTIL
O GPACI foi fundado em 25 de julho de 1983 em Sorocaba/SP e nasceu com a finalidade de prestar assistência integral às crianças e adolescentes (0-18 anos) portadores de neoplasia maligna (câncer). É uma entidade beneficente, de caráter filantrópico, que oferece assistência médica e hospitalar, bem como assistência social e moral, extensiva aos seus familiares. É o grupo mantenedor do Hospital Sarina Rolim Caracante. Seu objetivo é a pesquisa do câncer, a fim de recuperar os pacientes dentro de suas possibilidades físicas, além de lhes dar condições de alojamento e locomoção para seu tratamento.
 
 
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS - CRIO
A CRIO é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2004, voltada para a linha de responsabilidade social. Surgiu através da iniciativa e união de esforços da sociedade civil, dos funcionários e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO. 
 


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite