Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Residente do A.C.Camargo é eleito para Programa Internacional de Pesquisa em Câncer

Equipe Oncoguia

Última atualização: 11/06/2012

O médico brasileiro Gustavo Marchioro Cervantes, residente em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital A.C.Camargo, representará o país na edição 2012 do Programa Internacional de Pesquisa para Jovens Acadêmicos da Sociedade Norteamericana de Radiologia (RSNA), após ser selecionado como um dos 15 residentes de Radiologia de vários países do mundo - exceto Canadá e Estados Unidos - para participar de um seminário especial que integra o Encontro Anual da RSNA de 25 a 29 de novembro, em Chicago.

Gustavo Cervantes, de 29 anos, um jovem talento em pesquisas na área de Oncologia, publicou nove artigos de impacto nos últimos três anos em revistas reconhecidas internacionalmente, como Cancer Biology and Therapy, The Journal of Biological Chemistry, Journal of Thoracic Oncology, PLOS One and Clinical Cancer Reserch. Nestas publicações, lançadas entre 2009 e 2012, Cervantes relata importantes avanços na busca por novas alternativas para tratamento do câncer de pulmão e câncer gástrico por meio do conceito de medicina personalizada, onde o estudo das características de cada paciente, através de estudos moleculares avançados, possibilita a aplicação de terapias alvo específicas com mais eficácia no combate ao câncer. 

Formado em Medicina pela PUC Paraná e com passagem pela Universidade de Chicago antes de ingressar na instituição A.C.Camargo, Cervantes assinou como co-autor seu primeiro artigo de impacto em 2009 no Journal of Thoracic Oncology, pelo qual descreveu o papel do receptor MET Tirosina Quinase como marcador terapêutico para pacientes - selecionados clinicamente - com diagnóstico de câncer de pulmão e terapias alvo específicas com estudos em andamento.

Em 2010, Cervantes foi um dos autores de artigo publicado no The Journal of Biological Chemistry no qual ele e seus colegas descrevem a relação de uma importante mutação encontrada no receptor da família EphA2 em câncer de pulmão com maior potencial proliferativo e invasivo das células cancerígenas. "Neste artigo descrevemos a importância desta mutação na tumorigênese de pacientes com câncer de pulmão e a necessidade de terapias alvo com potencial de ser inibidora da ação do EphA2", define Gustavo Cervantes.  Também se destaca o seu mais recente artigo de impacto, publicado em 2011 no Cancer Biology and Therapy. Neste estudo, Cervantes descreve o receptor RON (MST1R) - da mesma família do receptor MET - como importante marcador prognóstico e terapêutico para pacientes com câncer gastroesofágico.  

Criado em 2000, o Programa Internacional de Pesquisa para Jovens Acadêmicos da Sociedade Norteamericana de Radiologia (RSNA) visa estimular novos radiologistas de diferentes países fora dos Estados Unidos e Canadá a seguir carreira acadêmica na área, oferecendo instrumentos para que gerem pesquisas clínicas colaborativas. São candidatos elegíveis os residentes ou pesquisadores de programas de treinamento em radiologia ou radiologistas que concluíram seus treinamentos há menos de três anos.

Fonte: Assessoria de imprensa Hospital A.C.Camargo 


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite