Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Aos 80 anos, a realização de um sonho: saltar de paraquedas

Equipe Oncoguia

Última atualização: 14/08/2012

A tarde do último sábado, 11, foi mais do que especial para o psicoterapeuta e paciente do Hospital A.C.Camargo, José Cruz. Sob os olhares de seus amigos do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado do Hospital A.C.Camargo (Sua Voz) saltou de paraquedas tendo como cenário as paisagens da cidade de Boitúva, no interior de São Paulo. Neste dia, Cruz completou 80 anos de vida e cumpriu sua façanha saltando com um instrutor e com um neto de 17 anos. "Apesar de bastante jovem, ele já é um paraquedista muito experiente e ficará a cargo dele filmar meu salto", destaca com orgulho o avô.

Mais do que buscar momento de aventura e adrenalina, José Cruz levou consigo durante o salto o desejo de chamar a atenção para a importância da reabilitação adequada e inclusão social dos pacientes que são submetidos à retirada da laringe após diagnóstico de câncer. "Imagino que esta ação possa atrair atenção sobre os pacientes e reforce a importância da criação do Dia do Laringetomizado Total", ressalta Cruz.

José Cruz foi diagnosticado com câncer de laringe há 13 anos, tendo passado por laringectomia total e hoje fala graças a uma prótese de voz. Cruz, que ministra palestras para fonoaudiólogos e cirurgiões de cabeça e pescoço sobre reabilitação, recorda que teve sintomas severos, principalmente rouquidão, e que o seu tumor era bastante avançado. "O tumor era na parte superior da laringe, cobria a glote e a supraglote", rememora.

Ainda segundo ele, em três dias já estava numa mesa de cirurgia. "Quando você tira a laringe, as cordas vocais são retiradas junto, a gente acorda sem voz nenhuma", relata. Após um tratamento bem sucedido, o paciente pode comemorar. "Estou completando 80 anos e estou muito bem. A única coisa que eu não posso fazer é nadar. Após a operação, durante um ano eu usei uma laringe eletrônica. É um aparelho que a gente leva no pescoço. A gente articula, ele vibra, e dá para se comunicar". Atualmente, José Cruz utiliza uma prótese de voz. A colocação é feita por uma cirurgia muito rápida, cerca de 15 minutos. "Assim que é colocada, em poucos dias é possível começar a falar", destaca a diretora de Fonoaudiologia do Hospital A.C.Camargo, Elisabete Carrara de Angelis, que coordena o programa Sua Voz.

O câncer de laringe é o sexto mais comum entre os homens brasileiros (6 mil/ano) e o oitavo em toda a população nacional. Ao todo são mais de 8 mil cirurgias de retirada de laringe por ano no Brasil, sendo que 43% delas são de laringectomia total, afetando drasticamente a condição de comunicação por meio da fala.

O Grupo Sua Voz, criado pelo A.C.Camargo em 2011, oferece reabilitação clínica aos pacientes por meio da atuação dos cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos oncologistas e demais profissionais. Propicia também instrumentos para a inclusão social do paciente, buscando evolução gradativa da qualidade da fala, promovendo reuniões de grupo para troca de experiências e até mesmo atividades lúdicas, sendo a principal delas a realização do Coral dos Laringectomizados, cuja primeira apresentação ocorreu no Natal de 2011.

Confira reportagem exibida na TV TEM, filial da Globo, sobre essa história

E não perca também abaixo o vídeo do salto enviado por José Cruz

 
 
Fonte: Hospital A.C Camargo


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite