Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Unicamp traça perfil de crianças com câncer no município de Campinas

Equipe Oncoguia

Última atualização: 17/08/2012

Um estudo realizado pela enfermeira Jane Kelly Oliveira Silva, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, aponta que os pacientes (crianças e adolescentes até 19 anos) podem levar até cem dias, dependendo do tipo de tumor, para serem encaminhadas ao tratamento adequado, no município de Campinas.

O Centro Infantil Boldrini, é responsável por 85%, em média, dos atendimentos a crianças e adolescentes, diagnosticadas com câncer maligno. Embora apresente baixa incidência quando comparado a outros tipos de população, o câncer infantil é altamente letal, principalmente em casos com diagnóstico tardio. A taxa de morte da população analisada foi de 37%. Jane Kelly Oliveira Silva traçou detalhado perfil epidemiológico desses pacientes, tratadas no Hospital Boldrini. A enfermeira utilizou 180 prontuários do hospital no período de 10 anos, de 1996 a 2005.

O trabalho foi financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e utilizou o pioneiro sistema de georreferenciamento de dados, permitindo apontar as regiões onde há maior incidência de diagnósticos da doença.
 
 
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite