Oncoguia

Pesquisa no site:

Pesquisa no site:

RSS

A- A+

Patrocínio

Verdade ou mito: Usar sutiã pode causar câncer de mama?

Tradução de Gabriela d'Avila

Última atualização: 16/02/2010

A resposta curta é não", disse Dr. Ted Gansler, diretor de conteúdo médico da Sociedade Americana do Câncer, através de mensagem de e-mail.

Não há evidências cientificamente aceitáveis sobre isso, disse ele, e o mecanismo proposto - de que os sutiãs impedem a eliminação de toxinas ao bloquear o fluxo de linfa - não está de acordo com os conceitos científicos de como o câncer de mama se desenvolve.

A agitação na internet envolvendo o tema é em grande parte inspirada em um estudo com diversas falhas do ponto de vista científico, disse Gansler.

O estudo, que jamais foi publicado num jornal revisado por colegas, não se ajustou a fatores de risco conhecidos para o câncer de mama que podem estar associados ao comportamento do uso do sutiã, como peso e idade.

Além disso, participantes do estudo conheciam a hipótese antes de responder às perguntas.

"Como a ideia de que os sutiãs causam câncer de mama é cientificamente implausível, parece pouco provável que os pesquisadores gastem seu tempo e recursos para testá-la num estudo realmente epidemiológico", afirmou Gansler.

Ele e colegas compararam dados do Instituto Nacional do Câncer sobre o risco de câncer de mama para mulheres tratadas por melanoma que tiveram vários nódulos linfáticos nas axilas e para aquelas que não tiveram.

A cirurgia, que, como se sabe, bloqueia a drenagem de linfa do tecido das mamas, não aumentou de forma detectável os índices de câncer de mama, descobriu o estudo - isso significa que é extremamente pouco provável que o uso do sutiã, que afeta minimamente o fluxo de linfa (se é que afeta), pudesse causar câncer.

Fonte: New York Times News

Saiba mais


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003-2009 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados. desenvolvido por Lookmysite