O Diagnóstico

Para a realização de um correto diagnóstico de câncer é imprescindível compreender que existem muitos tipos de câncer e que esses tipos podem acometer vários órgãos, essa conotação faz que existam tipos diferentes de tratamentos para tipos diferentes de câncer, é por isso que a determinação do tipo específico é de grande importância.

Para isto o médico depende de vários recursos como, por exemplo, os sinais e sintomas do paciente, o exame físico que é essencial para determinar o estado do paciente, exames laboratoriais gerais e específicos, exames de imagem que mostraram a lesão em caso da existência da doença, marcadores tumorais e a biópsia, que é a obtenção de uma amostra do tumor suspeito para exame microscópico.

Pode ser necessária a realização de vários exames especiais da amostra para se caracterizar o câncer de um modo mais acurado. É importante conhecer o tipo de câncer já que isto ajuda o médico a determinar quais os exames que poderão ser solicitados, devido fundamentalmente a que cada tipo de câncer segue um padrão específico de crescimento e disseminação.

VOLTAR AO PORTAL

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico.
Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

© 2008 Oncoguia. Todos os Direitos Reservados.